Não esperem coerência e coesão em meus textos. As ideias aqui expressadas por mim, se dispõem de modo prolixo, com sentido e articulação que só eu percebo ninguém mais. contudo, não descarto a possibilidade de que, eventualmente, alguns de vocês possam concordar ou discordar delas. Afirmo, portanto, que este blog é uma tentativa minha de organizar e saber a quantas andam meu confuso pesamento, muitas vezes irônico e tantas outras cáustico.

domingo, 17 de junho de 2012

Apresentação teatral de "Os Lusíadas" de cor

Gente, fiquei abismada e tão maravilhada com uma notícia que um ex-professor meu publicou no face, informando que o poeta António Fonseca passou 4 anos decorando os cantos de "Os Lusíadas" e apresentou mais ou menos ao estilo das antigas apresentações do teatro grego em 10h, com direito a coro e tudo mais. 

" À medida que avanço isto parece uma história da carochinha heróica, de umas pessoas pequenas que se inventam naquilo que invetam. É estranho. Isto cheira a um mundo tão antigo e por outro lado tão sem tempo" (fragmento de seu diário online). 

De fato, o poeta não tem tempo. Ele apenas faz o que aprendeu fazer, ou seja, encantar seus ouvintes. É um encantador de almas. Almas que desejam ardentemente serem arrebatadas para os mundos de suas imaginações inspiradas.


António Fonseca
O cuidado com que esse artífice tem para com o seu trabalho é quase obssessivo. Estuda as questões estilísticas, busca compreender melhor como funciona a memória para não sobrecarregá-la. Pede ajuda a uma nutricionista para preparar o corpo, pois pensa em média estudar todos os dias por 4 ou 5 horas. Corpo, mente e arte convergem numa cooperação simultanea e orgânica neste fantástico poeta-ator angolano que defende a tradição oral com toda força.

A apresentação da maratona desse recital aconteceu no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 09 de junho de 2012 e com término previsto para o dia 10 de junho, com a colaboração da comunidade vimaranense.


O relato dessa empreitada está registrado no diário no seguinte link: http://lusiadasdecoracao.blogspot.pt/p/diario.html

Não li tudo ainda, mas como sou lenta mesma, compartilho essa deliciosa notícia com meus queridíssimos colegas e amantes de Literatura. À medida em que avançarei na leitura do diário, colocarei minhas impressões aqui.


Mas, definitivamente,  posso afirmar que António Fonseca é um atleta da letra, da palavra, dos versos, das estrofes e sem dúvida alguma da poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário