Não esperem coerência e coesão em meus textos. As ideias aqui expressadas por mim, se dispõem de modo prolixo, com sentido e articulação que só eu percebo ninguém mais. contudo, não descarto a possibilidade de que, eventualmente, alguns de vocês possam concordar ou discordar delas. Afirmo, portanto, que este blog é uma tentativa minha de organizar e saber a quantas andam meu confuso pesamento, muitas vezes irônico e tantas outras cáustico.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Cérebro: o grande ilusionista

É simplesmente impressionante o poder que o cérebro tem de nos iludir. É o grande oráculo. Uma grande usina que coordena o físico, psiquico, psicológico e químico no homem.

Quando um indivíduo resigna-se à ilusão, tudo o mais que aponta o engano é esquecido. Basta um gesto, uma palavra e o coração volta a uma serenidade ilusória. O indivíduo tem consciência disso, mas parece fraco demais para reagir ou com muita preguiça ou medo para enfrentar a ilusão.

O fato é que acaba se tranformando em um cãozinho, bastando apenas um carinho na cabeça para se abanar o rabo e deitar sossegado para tirar mais uma sonequinha. A descarga química gerada anteriormente pela tensão é completamente dissolvida e o corpo adormece pela exaustão provocada por essa descarga. O bote armado é frustrado, restando apenas aceitar o fracasso e pôr o rabo entre as pernas, ganir num último sopro de pura frustração e impotência.
 
A dúvida está em saber se isso é permanente ou apenas provisório (apesar do longo sono, espera-se não morrer durante o processo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário