Não esperem coerência e coesão em meus textos. As ideias aqui expressadas por mim, se dispõem de modo prolixo, com sentido e articulação que só eu percebo ninguém mais. contudo, não descarto a possibilidade de que, eventualmente, alguns de vocês possam concordar ou discordar delas. Afirmo, portanto, que este blog é uma tentativa minha de organizar e saber a quantas andam meu confuso pesamento, muitas vezes irônico e tantas outras cáustico.

domingo, 8 de abril de 2012

O Desassossego de Fernando Pessoa

BR - 101 - Congestionamento colossal, após uma greve de ônibus (esqueci a hora, mas era umas 10:00 ou 11:00).

A obra escolhida para a conversa do mês de abril foi o "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa. Como já disse em um post anterior, a obra é um pouco dificil de ler, pois não foi pensanda linearmente. São fragmentos de pensamentos colhidos e enterrados nas páginas dos manuscritos. É um livro extraordinário. De retas, curvas, desvios.





Mas quero e preciso navegar nessa obra, que assim seja! Navegarei nessa estrada.
Diante da não-linearidade da obra, decidi não le-lo todo de uma vez. É sábio le-lo em doses  homeopaticas. Ele é um homem profundo e abissal, deve-se ter prudência.  


Fernando não é homem para um curto espaço de tempo. É homem para gozos tântricos. Ele amanhece e entardece muito rapidamente. Mas é sempre um espetáculo extraordinário trafegar em suas estradas, linhas sinuosas e difusas. 

Acrescento o resultado do encontro do Livro do Desassossego. Eis-me no encontro que quase nunca posso ir, que aconteceu no dia 13/04/2012, às 19:30. Mas dessa vez a Elô registrou, pois achava que eu era um fake, já que faço comentários e nunca apareço, morri de ri com a ideia do tal fake. O encontro foi maravilhoso e divino, assim como o docinho do céu que a aniversariante nos presenteou. 
Eu considero o Clube um patrimônio dos amantes da leitura em Icaraí. Mesmo com minhas ausências constantes por conta do trabalho, tenho no Clube e em seus participantes, a permanência do espírito / essência do prazer que a Literatura é capaz de nos proporcionar.  
Sobre a reunião, não poderia deixar de agradecer a Dília, por compartilhar conosco seu conhecimento estrondoso sobre Fernando Pessoa e que me pareceu ter uma paixão arrebatadora pelo poeta (bem, Pessoa tem amantes em todo o mundo, eu entrei para o rol de seu harém, por isso Dília, não fique brava, também estou amando o Fernando). Foi ótimo e enriquecedor a apresentação que ela fez do livro e do contexto em que ele se insere, pois particularmente, assim como a senhora que estava a meu lado e leu divinamente passagens do livro, costumo fruir a leitura primeiro pelo puro prazer e só então ver as opiniões e reflexões acadêmicas depois. Daí a riqueza desse clube, pois temos opiniões de especialistas e de leigos como eu.

Assim como a Rosangela, fiquei um pouco tímida de falar na reunião, logo porque não tenho um conhecimento nem do autor nem da obra de Fernando Pessoa. Esse é o primeiro livro dele que leio (pois não passei da pág. 95 - estava desassossegada em ler rápido, mas isso é impossível para mim, pois sou demasiadamente lenta na leitura. Logo, decidi para sossego de minh'alma, le-lo aos poucos, em doses homeopáticas, pois em muitas das falas de Bernardo, reconheci-me perigosamente.

Ao Clube o meu agradecimento profundo e elogioso.

4 comentários:

  1. O LIVRO DO DESASSOSSEGO MARCOU MINHA VIDA
    NUM MERGULHO PROFUNDO
    NAS PÁGINAS, SORVIDAS DEVAGAR
    O LIVRO DO DESASSOSSEGO É BELO,
    A SOLIDÃO ABRAÇA E AQUECE UMA OUTRA SOLIDÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, sempre que o pego para ler, lembro de uma fala do Paulo (da Bíblia): é como um espinho na carne. Pessoa é uma presença que fere as vezes de tão cru que é.

      Excluir
  2. Boa Noite, gostaria de saber quem é o autor da obra de arte que mostra a estrada sendo pintada por um grande pincel e uma pessoa caminhando no meio dela? Agradeço imensamente se puderem me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, lamento não poder dar essa informação. Eu retirei das imagens que o google disponibiliza.

      Excluir