Não esperem coerência e coesão em meus textos. As ideias aqui expressadas por mim, se dispõem de modo prolixo, com sentido e articulação que só eu percebo ninguém mais. contudo, não descarto a possibilidade de que, eventualmente, alguns de vocês possam concordar ou discordar delas. Afirmo, portanto, que este blog é uma tentativa minha de organizar e saber a quantas andam meu confuso pesamento, muitas vezes irônico e tantas outras cáustico.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Poesia de Canudos

A cultura no nordeste floresce de modo impressionante. O conhecimento gerado nas universidades enfim é utilizado na constituição identitária dos indivíduos dessa região e de outras pelo Brasil. Descobre-se que não existe cultura apenas no eixo Rio / São Paulo, muito embora seja nele que os grandes investimentos são empregados em detrimento das outras regiões menos favorecida economicamente.

É uma pena que pouco saibamos dos projetos regionais para além do Rio de Janeiro e de São Paulo. A mídia não colocabora e, quando o fazem, disponibiliza em horários dito "não-nobre", pois geralmente é de madrugada ou pela manhã bem cedo. Com isso, nos empobrecemos a medida que desconhecemos a nossa própria história como nação brasileira.

Hoje (07/01/2012), conheci o Projeto Canudos, no programa Globo Cidadania, em pleno sábado, antes das oito horas da manhã. Tão bonito ver as crianças elaborando textos em forma de cordel para falar de suas vidas, de seus lugares e de seus sentimentos como orgulho. Maravilhoso ver um poeta José Américo Amorm, em meio a feira, recitando um poema sobre sua terra, por sinal belíssimo. Quem quiser ver o vídeo pode acessar o link: www.globocidadania.com.br.

Curiosa em conhecer o trabalho do poeta José Américo Amorim, busquei no santo google e encontrei o site da Câmara Brasileira de Jovens Escritores e, nela, uma parte só com a poesia canudense, interessantíssima e que contém um poema do poeta Amorim, pena que eu seja tão analfabeta digital e só tenha encontrado um poema desse artista. Eis o link: http://www.camarabrasileira.com/cordel41.htm - Encontrei também um site que disponibiliza imagens, teses, etc. sobre Canudos. http://canudos.portfolium.com.br/

Um comentário: